não tenho
São inúmeros os benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.
As aulas são ministradas, com as mães (ou responsáveis) segurando seus filhos e aplicando-lhe os exercícios orientados por um professor.
A aula de natação é, na maioria das vezes, o primeiro local onde o bebê tem a oportunidade do convívio social, é a sua primeira “escolinha”, terá sua primeira professora e seus primeiros coleguinhas de classe. O contato com outros bebês será o início da vida social do aluno. Para a mãe, o contato e troca de experiências com outras mães, certamente, vai ajudar no seu relacionamento com a fase maternal, além de proporcionar novas amizades e aprendizados.
Quando nos referimos à natação para bebês, devemos levar em consideração a seguinte pergunta: “qual a idade correta de se iniciar a natação?”. Não existe um consenso entre autores em qual seria a melhor idade para iniciar o bebê a natação, assim como ao seu término. Fouace (1980) citado por Barbosa (2001) refere-se que as aulas de natação para bebês devem ter seu início aos três meses, pois é quando a criança consegue sustentar sua cabeça e terminar aos 36 meses, já Sarmento (1992) estabelece o início para a atividade a partir dos seis meses, pois nessa idade a criança já estará com suas vacinas devidamente tomadas e seu término aos 36 meses. Sendo assim, apesar de não existir um consenso na literatura, parece que o início ocorrerá entre os 3 a 6 meses e o seu termino por volta dos 24 a 36 meses de idade.
Pegas
Abaixo está o cronograma das diferentes pegas do bebê de acordo com a idade
Primeiramente se pega o bebê na posição vertical com apoio na cervical;
Posteriormente aos 3