não tenho
Definição[editar | editar código-fonte]
A calcinação é um processo de decomposição química vigorosamente endotérmico, não reversível (ou de reação inversa extremamente lenta),4 podendo envolver a corrosão (oxidação) e mudança de cor do material, e sendo assim, não é a mesma coisa que a simples evaporação de água e gases aprisionados em substâncias sólidas. Também não é o mesmo que ustulação. Esta, por sua vez, envolve reações complexas entre os sólidos, gases e gases atmosféricos. O processo de calcinação consiste em submeter o material em questão a temperaturas elevadas (geralmente abaixo do ponto de fusão), podendo ser necessária a abstenção de ar atmosférico. Os principais propósitos da calcinação são:
Exemplo de um forno de calcinação de pedra calcária.
1. expulsar a água cristalizada em hidratos (também chamada de água de cristalização)4
2. volatilizar gases ligados em moléculas (por exemplo formar o óxido sulfúrico contido emsulfatos (SO4-) sólidos)
3. promover a transição de fase cristalina de uma substância polimórfica
Exemplos[editar | editar código-fonte]
Exemplos do processo de calcinação: decomposição térmica de carbonatos (MgCO3(s) → MgO + CO2(g)) decomposição de hidratos em minerais (Na2CO3 • 10·H2O → Na2CO3 + 10·H2O(g)) (Al2O3 • 3·H2O → Al2O3 + 3·H2O(g)) decomposição e separação de material volátil na produção de carvão coque (CCoque(bruto) → CCoque + x·HnCm(g) + y·CO2(g) + z·H2O(g)) tratamento térmico do dióxido de titânio na conversão de anatase para rutilo ( anatase-TiO2 → rutilo-TiO2 ) remoção de cátion de amônio durante a síntese de zeólitos resistentes a ácidos (NR4Nax[(AlO2)x(SiO2)y]•z·H2O → Nax[(AlO2)x-1(SiO2)y])
Indústria metalúrgica & Análise química[editar | editar código-fonte]
Na indústria o processo de calcinação se dá em fornos aquecidos por óleo (fornos calcinadores), como na produção de cimento e na indústria extrativa de metais. O processo