Não sei
→ Sua importância
A metodologia de pesquisa qualitativa é aquela na qual o pesquisador busca obter resultados aprofundados através da averiguação com certo número de pessoas. Por se tratar de uma pesquisa exploratória (que busca definir como é um cenário) ela é recomendada para quem deseja fazer uma pesquisa geral e depois definir pontos mais específicos. Ou seja, o público que vai responder a pesquisa qualitativa é que vai ajudar a definir como é o cenário para um produto ou serviço.
Para ilustrar como é feita uma pesquisa qualitativa, é dado o seguinte exemplo: Uma empresa que trabalha com produtos de limpeza precisa saber como está sua imagem no mercado perante a concorrência. Como não há nenhuma premissa sobre a imagem da empresa na opinião dos usuários, se escolhe um público alvo e é feita uma série de questões abertas. Neste exemplo, a empresa escolheria diversas pessoas para saber quais são as impressões delas em relação ao produto.
Diferentemente do modelo de metodologia quantitativo, a pesquisa qualitativa busca se aprofundar nas questões e não em resultados estatísticos. Por esse motivo, a metodologia de pesquisa qualitativa é mais complexa. Normalmente quando as perguntas são mais abertas, as respostas também tendem a ser mais longas e difíceis de ser interpretadas. Questões que deem liberdade para os entrevistados ajuda a formar o cenário da pesquisa, por isso, é primordial fazer este tipo de abordagem.
As dificuldades de se fazer uma pesquisa qualitativa (em relação à quantitativa) não se restringem à apuração dos dados. Conseguir um público alvo disposto a responder muitas perguntas não é uma tarefa fácil. Na hora de fazer as perguntas em profundidade, a metodologia qualitativa também se mostra mais complicada que a quantitativa, isto acontece porque é necessário deixar o grupo participante da pesquisa mais livre possível e ainda demonstrar neutralidade nos questionamentos.
→ Benefícios
Como dito antes, a