Não sei
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
BRUNO ANTUNES
GILBERTO MIRANDA
LEOPOLDO M. SILVA
EXPERIMENTOS ENVOLVENDO CIRCUITO SÉRIE – PARALELO DE RESISTORES
RELATÓRIO IV
CURITIBA
2013
BRUNO ANTUNES
GILBERTO MIRANDA
LEOPOLDO M. SILVA
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS EM LABORATÓRIO
Relatório apresentado à disciplina de Circuitos Elétricos A da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como requisito parcial para a aprovação.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Cícero Fritzen
CURITIBA
2013
1. Introdução O experimento realizado em laboratório, tem como base a teoria de resistência elétrica e associação de resistores, onde é possível através de cálculos, obter uma resistência equivalente para uma associação com vários resistores. Podemos associar resistores de três maneiras: em série, paralelo, ou ambos simultaneamente que chamamos de uma associação mista. Para cada associação diferente temos um modo diferente de obter uma resistência equivalente. Para associação em série temos a seguinte expressão:
Já para a associação de resistores em paralelo temos:
=++...+
Para a associação mista usamos as expressões anteriores em conjuntos nos trechos onde cada uma for aplicável.
2. Materiais Para a realização do experimento foram usados um multímetro, um protoboard e 6 resistores de filme de carbono, todos com tolerância de 5%, cujos valores eram de 120 Ω, 330 Ω, 390 Ω, 470 Ω, 680 Ω, 1.2 KΩ.
3. Procedimentos Para realizar as medidas foi montado um circuito com associação mista no protoboard, e com um multímetro foi medida a resistência equivalente nos terminais.
4. Conclusão A partir da análise experimental foi comprovado o método teórico para associação de resistores onde possíveis erros podem estar