Não sei
Interoperabilidade em Redes Ad-Hoc Heterogêneas
Florianópolis - SC, Brasil 20 de maio de 2008
Luciano Antonio Costa
Interoperabilidade em Redes Ad-Hoc Heterogêneas
Monografia apresentada para obtenção do Grau de Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientador:
Mario Antonio Ribeiro Dantas
D EPARTAMENTO DE I NFORMÁTICA E E STATÍSTICA C ENTRO T ECNOLÓGICO U NIVERSIDADE F EDERAL DE S ANTA C ATARINA
Florianópolis - SC, Brasil 20 de maio de 2008
Monografia de Projeto Final de Graduação sob o título “Interoperabilidade em Redes AdHoc Heterogêneas”, defendida por Luciano Antonio Costa e aprovada em 20 de maio de 2008, em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, pela banca examinadora constituída pelos professores:
Prof. Ph.D. Mario Antonio Ribeiro Dantas Orientador
Prof. Ph.D. Frank Augusto Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina
Prof. Dr. João Bosco Mangueira Sobral Universidade Federal de Santa Catarina
Prof. Dr. Vitório Bruno Mazzola Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
Em 1991, Mark Weiser propôs o conceito da computação ubíqua, uma inversão do paradigma de até então ao fazer com que os computadores interagissem com as pessoas. A idéia principal é que as tecnologias mais profundas são as que desaparecem, pois se entrelaçam na vida diária até estarem indistinguíveis dela. Atualmente isto já começou a se tornar realidade com os diversos progressos nas áreas de pesquisa que possibilitaram a criação de alguns produtos para o mercado, como por exemplo o RFID, uma etiqueta inteligente que pode substituir o código de barras. Das áreas de pesquisa necessárias para a concepção da computação ubíqua, uma que está bem consolidada é a de sistemas de descobrimento, a responsável por mecanismos de publicação, busca e localização dos recursos. Conforme o problema a ser tratado, tem-se necessidades específicas, tais como consumo de energia e segurança, contudo