Não perca sua vida
O livro de Oséias foi escrito num período que antecedeu a decadência final de Israel que estava para desmoronar como estado e seria invadido pela Síria e pela Babilônia. Mas o que esse texto tem a ver com a nossa vida? O que Deus estava falando para aquela nação naquele momento é o que Deus quer falar conosco nos dias de hoje.
É possível alguém jogar fora a sua própria vida? É possível alguém abandonar a fé? Deus deu 4 conselhos para Israel não se perder e não desmoronar. Esses conselhos servem para nós hoje, para que a nossa vida não desmorone e seja destruída, e para que não percamos a fé.
4 CONSELHOS PARA NÃO PERDER A VIDA
1- CUIDADO PARA QUE VOCÊ NÃO SE TORNE UMA ARMADILHA PARA O PRÓXIMO. (vs 1-2). Israel havia se tornado uma ameaça, um laço e uma armadilha. O que é ser uma “armadilha”? É ser uma pessoa cuja presença é uma ameaça, cuja vida põe em risco o outro. Depois que as pessoas nos conhecem elas se tornam melhores? Nos tornamos “armadilha” para os outros quando as pessoas que passam por nossas vidas não se tornam melhores, mas se tornam piores. Que tipo de influência temos sido na vida das pessoas? Todas as pessoas que passavam pela vida de Jesus se tornavam melhores. Certa vez Pedro disse: “Senhor, para quem iremos nós? Só Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6:68).
2- CUIDADO, SEUS ATOS NUNCA SERÃO ESCONDIDOS, PRINCIPALMENTE DE DEUS. (vs 3). Deus estava dizendo para Israel não tentar se esconder e viver uma fantasia. Deus conhecia Israel. Deus vê tudo! Não há nada que não esteja claro diante dos olhos do Senhor. Ele vê e conhece todas as coisas. (Pv 15:3; Sl 139:1-10). Por isso devemos parar de tentar enganar e dissimular. Enganar é uma coisa tola e estúpida. Enganar o que, quem, como e por quê? E Deus não há como enganar porque Ele conhece tudo e todos. Ele julga as intenções do coração humano. (Hb 4:12).
3-