: )(Não foi eu q escrevi, peguei de varias fontes só não lembro quais)
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
ativo não circulante
São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.
O Ativo Não Circulante é composto dos seguintes subgrupos:
Ativo realizável a longo prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangível
Passivo circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-prima, impostos a recolher (para o governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias, provisões (despesas incorridas, geradas, ainda não pagas, mas já reconhecidas pela empresa: imposto de renda, férias, 13° salário etc.).
São considerados exemplos de passivo circulante:
Fornecedores ou duplicatas a pagar;
Empréstimos bancários;
Títulos a pagar;
Encargos sociais a pagar;
Salários a pagar;
Impostos a pagar.
O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.
Conforme disposto pela Lei nº 6.404/76, o Patrimônio Líquido é dividido em:
Capital social
Reservas de Capital
Reservas de Lucros
Prejuízos Acumulados
Despesa é todo o gasto que a empresa precisa ter para obter uma receita, como por exemplo os salários, água, luz, telefone, impostos, aluguéis pagos e etc. Para a