NÃO CONHEÇO SANTO COM MAIORES VIRTUDES
TCC - UNIPAZ - UNIVERSIDADE DA PAZ – BRASILIA-DF
Título: NÃO CONHEÇO SANTO COM MAIORES VIRTUDES
FORMANDO: ANTONIO TOLENTINO NETO
INTRODUÇÃO
Há pouco mais de dois anos atrás, fui recebido na UNIPAZ, para uma entrevista, pela Lydia Rebouças. Foi o primeiro contato que mantive com esta Casa. O motivo: eu procurava me informar qual seria o caminho que eu deveria trilhar para me tornar um terapeuta. E por que? Porque eu queria resgatar as memórias de meu avô e de meu pai. Sentia dentro de mim a responsabilidade de trazer um nome: Antonio Tolentino Neto, filho de Dr. Antonio Tolentino Junior, e neto de Dr. Antonio Tolentino. Pai e avô tinham sido médicos. Mas até aí nada de muito especial. Creio existir tantos netos que tiveram pais e avôs médicos. No entanto tinha a sensação de que eles tinham sido mais que simplesmente médicos. Eu dizia naquela altura que eles fizeram da medicina um verdadeiro sacerdócio, que se dedicaram à sua profissão de uma forma diferente. Eu na verdade não sabia bem definir. E dizia que eles foram muito humanos no exercício de sua profissão, foram muito caridosos. O que eu não sabia é que, depois de dois anos, ao terminar a minha Formação Holística de Base, eu iria descobrir que eles foram verdadeiros TERAPEUTAS.
Ao terminar minha entrevista com Lydia, lembro-me bem, ela me disse: o primeiro passo é você fazer sua formação holística de base, e dentro de um ou dois meses vai aqui se iniciar uma nova turma. Mas comece com a leitura de um livro: CUIDAR DO SER, de Jean Yves Leloup. Já saí com o livro na mão, e em poucas horas saboreei sua leitura.
Resolvi então, ao terminar a minha FHB, como minha OBRA PRIMA, “ler” a vida de meu avô e de meu pai com outros olhos, enxergando nos fatos de suas vidas a manifestação vivencial de dois verdadeiros “terapeutas”, bem no sentido colocado naquela que foi minha primeira leitura: o CUIDAR DO SER. Escolhi então alguns fatos que durante