Nylon
INTEGRANTES: Bruno M.
Caroline D.
POLÍMEROS
NYLON
PINHAIS
10/03/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero, ligadas covalentemente. As propriedades das macromoléculas ganham características próprias, gerais, muito mais dominantes que as características que decorrem da natureza química dos átomos que as constituem ou dos agrupamentos funcionais presentes. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização. (1)
Os polímeros são classificados quanto sua estrutura, método de preparação, características tecnológicas e comportamento mecânico.
Estrutura:
Poliamidas, poliésteres, poliéteres, polietilenos.
Método de preparação:
Polímeros de adição ou de condensação.
Características Tecnológicas:
Termoplásticos ou Termorrígidos.
Comportamento Mecânico:
Elastômeros, plásticos e fibras. (2)
A polimerização consiste na união de moléculas de um dado composto (monómero) para formar um novo composto designado por polímero, cujo peso molecular é um múltiplo inteiro do produto de partida. Este tipo de reação, que constitui uma das três forma mais importante de formação de macromoléculas, dá-se geralmente entre compostos com ligações duplas e o seu início requer a presença de um íon (polimerização iônica) ou de um radical (polimerização radicalar). (3)
Os radicais iniciadores podem ser derivados de peróxidos orgânicos ou inorgânicos, compostos azóicos ou outros produtos capazes de gerar radicais livres. No caso da polimerização iônica, o íon iniciador pode derivar do fluoreto de boro ou de alumínio que forma um complexo com a água e com os álcoois. A polimerização conclui-se quando se interrompe a formação da cadeia. Isso tem lugar, por exemplo, por acoplamento entre duas cadeias radicalares, por introdução de um regulador,