Nutrição
Disciplina: Dietoterápica
Caso N° 3
Úlcera Péptica
Questão 1)
O paciente apresentou alguns fatores que indicavam uma possível úlcera péptica, assim como, fatores que potencializam ou auxiliam no desenvolvimento da úlcera.
Ele apresentou dores abdominais que foram ficando mais intensas, o que é uma característica da presença de úlcera. Por possuir em seu histórico familiar a presença de gastrite, além de também ser portador e devido seu estilo de vida não procurar tratamento, acabou ocorrendo a complicação do seu quadro clínico, que juntamente com o uso do cigarro e de bebidas alcoólicas chegou ao desenvolvimento de uma úlcera péptica. a causa mais comum de ulcera péptica é a infecção por Helicobocter pylori . E fatores como o tabaco e etanol, aumentam o risco dessa infecção, e foi observado que a biopsia realizada revelou a presença de H. pylori.
O uso de formas concentradas de etanol podem danificar a mucosa gástrica, piorar os sintomas de úlcera péptica e interferir na cicatrização da úlcera. Já o uso de produtos de tabaco, diminui a secreção de bicarbonato, favorecendo assim a ação do ácido clorídrico sobre a mucosa já inflamada (gastrite), o tabaco também diminui o fluxo sanguíneos da mucosa, agrava a inflamação e está associado às complicações adicionais de infecção por H. pylori.
Questão 2) A avaliação nutricional integra os exames clinicos que estão todos abaixo do normal, exceto a glicose. Seus dados antropometricos foram calculados, seu indice de massa corporal (IMC) 18,7; está seu limite miximo, juntamente com a albuminada abaixo dos niveis ideiais, o coloca em um provavel estado de desnutrição e anemia devido ao seu hematócrito e hemoglobina estarem baixos, sobre a evolução do paciente hospitalizado. Durane a internação o paciente passou por uma transfusão de sangue para repor fatores sanguineos, houve reposição de vitamina C para auxiliar na absorção do ferro para melhorar seu quadro anemico.
Questão 3)
As