nutrição
Aulas práticas realizadas na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, com o intuito dos alunos conhecerem e aprenderem mais sobre as bactérias; apresentando assim, os aparelhos utilizados durante toda as práticas a fim de facilitar o manuseio dos materiais do laboratório para assim garantir um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.
O aprendizado teórico e prático de microbiologia, incluindo a bacteriologia, é muito importante para o profissional de téc. em estética. Procurou-se acentuar a importância e aplicação de cada prática no contexto das atividades de um téc. em estética de modo a estimular o aprendizado.
INTRODUÇÃO
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microrganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
O homem no seu meio ambiente convive com inúmeras formas de vida. Os microrganismos ocupam lugar de destaque tanto pelos benefícios como pelos malefícios que proporcionam ao homem, sendo encontrados na natureza em abundância e variedade de formas. Para que os mesmos sejam cultivados artificialmente é necessário conhecer suas exigências nutricionais e suas condições físicas de crescimento.
Dependendo da finalidade da operação, os microrganismos podem ser cultivados em: Lâminas, placas e recipientes de maior capacidade. O cultivo de lâmina é utilizado quando se deseja acompanhar microscopicamente o crescimento e reprodução de um microrganismo.