nutrição
As merendeiras de escolas têm um papel fundamental na qualidade da merenda que é oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar , junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares.
Neste material estão técnicas que podem servir para a melhoria das atividades as merendeiras nas escolas, através do conhecimento de novas técnicas de preparo de alimentos dentro dos princípios higiênico-sanitários, melhorando o desempenho no ambiente de trabalho e minimizando os riscos de contaminação microbiana dos alimentos e conseqüentemente, garantindo o acesso dos alunos a alimentos seguros.
Justificativa
Conforme pesquisadores da área de saúde “as doenças transmitidas por alimentos (DTA) constituem um dos problemas de saúde pública mais frequente do mundo contemporâneo” e “são causadas por agentes etiológicos, principalmente microrganismos, os quais penetram no organismo humano através da ingestão de água e alimentos contaminados”. Este projeto tem como objetivo primordial orientar os manipuladores de alimentos da importância de cuidados básicos como a temperatura e conservação destes alimentos, responsabilizar as merendeiras sobre a importância que as mesmas têm ao manipularem os alimentos e falar um pouco sobre os cuidados e medidas técnicas que devem ser seguidas.
Este trabalho se justifica visto que a conscientização de todos para a responsabilidade com a sua saúde e a saúde dos alunos e