Nutrição
Sistema digestório humano:
No ser humano, o sistema digestório compõe-se de boca, esôfago, estômago, intestino e ânus Na boca há dentes, língua e glândulas salivares anexas.
Com os dentes, o ser humano corta e tritura os alimentos (digestão mecânica).
A dentição permanente é formada por 32 dentes.
Na saliva, há a enzima amilase salivar ou ptialina, que inicia a digestão já na boca. Após a mastigação, o alimento é engolido e passa para o esôfago. Nesse momento, a epiglote fecha automaticamente a entrada da laringe e impede que o alimento siga pelo sistema respiratório. O alimento é transportado do esôfago para o estômago por meio dos movimentos peristálticos.
No estômago o alimento sofre a ação do suco gástrico, cuja principal proteína é a pepsina, que age na digestão das proteínas.
O alimento permanece no estômago de 2h a 4h e forma-se uma massa ácida branca e pastosa: o quimo, que passa para o intestino delgado.
O intestino delgado mede cerca de 6 m de comprimento e se divide em duodeno, jejuno e íleo. No seu interior realiza-se a maior parte da digestão e absorção dos alimentos.
No intestino delgado são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas e é produzido o suco intestinal, que contém as enzimas responsáveis pelas etapas finais da digestão.
Após a digestão, o alimento transforma-se em um líquido branco, o quilo. As moléculas simples são absorvidas pela parede intestinal e lançadas no sangue.
O restante da massa alimentar é encaminhada para o intestino grosso, o qual composto pelo ceco, pelo cólon e pelo reto, e funciona como um reservatório onde ocorre parte da digestão.
O que não é aproveitado forma as fezes, as quais, passando pelo reto, são eliminadas para o meio externo por meio do ânus.
Exercícios:
Página 368
Compreendendo o texto:
1, 5, 9.