nutrição
1-
A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácido, ela é formada por no mínimo três aminoácidos. são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
2-
Classificação quanto à composição:
Simples: contem somente aminoácidos. Exemplos: albuminas (lactalbumina do leite, ovalbumina da clara do ovo); globulinas (glicina da soja e faseolina do feijão).
Compostos ou conjugados: contem aminoácidos unidos a outros elementos não proteicos (chamados de grupo proteicos).
Exemplos:
Nucleoproteínas (formados de polipeptídeos mais ácidos nucleicos).
Glicoproteínas (polipeptídeos mais carboidrato).
Fosfoproteínas ( polipeptídeo mais radicais fosfato)
Metaloproteínas (polipeptídeos mais elementos metálicos, como ferro, cobre, zinco etc.);
Lipoproteínas (polipeptídeos mais triglicerídeos, fosfatídios e colesterol);
Classificação quanto ao valor biológico:
Proteínas completas: contem todos os aminoácidos essenciais, em quantidades suficientes e nas devidas proporções.
Proteínas incompletas: são aquelas que não possuem um ou mais aminoácidos essenciais. São incapazes de promover o crescimento quando constituem a única fonte proteica. Quanto à Forma: - Proteínas Fibrosas - Na sua maioria, as proteínas fibrosas são insolúveis nos solventes aquosos e possuem pesos moleculares muito elevados. São formadas geralmente por longas moléculas mais ou menos retilíneas e paralelas ao eixo da fibra. A esta categoria pertencem as proteínas de estrutura, como colágeno do tecido conjuntivo, as queratinas dos cabelos, as esclerotinas do tegumento dos artrópodes, a conchiolina das conchas dos moluscos, ou ainda a fribrina do soro sanguíneo ou a miosina dos músculos. Algumas proteínas fibrosas, porém, possuem uma estrutura