nutrição
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ALIMENTAÇÃO PARA COLETIVIDADE
Alimentação – uma das atividades mais importantes ao ser humano, tanto pelas razões biológicas quanto pelas questões sociais e culturais que envolvem o comer.
Ato de se alimentar – engloba vários aspectos que vão desde produção dos alimentos até sua transformação em refeições e disponibilidades às pessoas.
MERCADO DE ALIMENTAÇÃO Em casa
Fora de casa
FORA DE CASA Alimentação coletiva Unidade Produtora de Refeições (UPR) Alimentação comercial
Diferença entre alimentação coletiva e comercial – refere-se ao grau de autonomia do indivíduo em relação à unidade, ou seja, o quanto comensal, cliente, paciente, usuário (denominações variadas que designam o ser humano que vai se alimentar nessas unidades) para escolher entre alimentar-se ali ou não.
Na alimentação coletiva, o indivíduo apresenta uma relação de criatividade com UPR.
UPR – unidade de alimentação e nutrição = UAN
Os níveis de atividade variam, indo desde a dependência quase total, caso dos hospitais, creches ou trabalhos isolados (plataforma ou petróleos) até a dependência relativa, caso dos locais de trabalho nos centros das cidades.
Localização da UAN em relação aos setores
Setor trabalho quando abrangem as diferentes formas de servir refeições para trabalhadores.
Setor saúde e assistência engloba desde hospitais e ambulatórios até modalidades de assistência como asilos, orfanatos, casas de abrigo. Setor de ensino desde a pré-escola à universidade.
Outros Prisões Cataring (refeições abordo de aviões)
UAN Desempenham * Atividades – afins