nutrição
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM ALIMENTOS
SÃO PAULO
2013
GRUPO 7
I. OBJETIVO
1. Objetivo Geral: Determinar a umidade dos alimentos pelo método de estufa a 150°C.
II. INTRODUÇÃO
A verificação de umidade de água é um procedimento de extrema importância na analise de alimentos. Esse procedimento tem como objetivo medir o teor de água livre presente no alimento.
A água pode se apresentar em dois tipos: Ligada ou livre.
A água ligada como o nome mesmo diz, é aquela onde suas moléculas estão ligadas ao produto não podendo ser removida ou usada para reações, nesse estado o metabolismo dos microrganismos encontram-se paralisados não se desenvolvendo nem se reproduzindo.
Já no livre é onde acontecem as reações físicas, químicas e microbiológicas.
Mesmo não existindo nenhum método que seja exato e ao mesmo tempo preciso e pratico, a atividade de água (Aw) possibilita fazer uma analise dos alimentos medindo a concentração de água que é a principal responsável pela deterioração do produto causada pela evaporação, escurecimento e aparecimento de microrganismos.
O alto teor de umidade em um alimento pode afetar vários aspectos como sua qualidade, estabilidade e conservação.
Com essa analise podemos determinar a velocidade com que o alimento devera ser consumido e as condições que devera ser embalado e estocado a fim de proporcionar a melhor forma de mantê-lo, não permitindo o aparecimento rápido de reações enzimáticas, oxidação e hidroliticas mantendo um bom estado para consumação.
III. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- 3 capsulas de porcelana
- 1 pistilo
- 1 almofariz
- 1 Becker
- 1 espátula
- balança de tara
- 6 unidades de bolacha
- papel toalha
IV. METODOLOGIA
1º Identificar a informação nutricional da embalagem;
2º Foram utilizadas 6 unidades da bolacha;