Nutrição esportiva
Como Usar os Nutrientes Fundamentais na Nutrição esportiva ?
O corpo humano deve ser frequentemente abastecido com energia para que ele possa realizar todas as suas funções. Assim como os níveis de treinos de esportistas e atletas aumentam, a energia necessária ao corpo também aumenta. Muitos sistemas do organismo podem prover energia necessária para qualquer atividade, desde que o indivíduo esteja consumindo os alimentos certos.
Muitas pessoas ativas recorrem aos suplementos de vitaminas e minerais com o pensamento de que irão ter mais energia, prevenir doenças e/ou se sentirem melhor, porém, nem sempre esse tipo de suplementação é necessário, desde que a alimentação seja variada e saudável.
Por isso neste capítulo, eu explico os Macronutrientes e Micronutrientes que você precisa ter em conta durante a criação de um cardápio.
• DICA : A ideia é aquela básica: se quer perder gordura, coma menos e gaste mais, se quer ganhar massa magra, coma mais e gaste menos e se quer manter o peso, mantenha o gasto igual à ingestão.
• DICA: Para que um atleta ou praticante de atividade física tenha sucesso, ele precisa saber o que comer em cada horário do seu dia.
Após o treino... Consuma carboidratos
O período de recuperação após os jogos e os treinos é tão importante quando a fase anterior de preparação, diz a técnica. Para que a reposição dos estoques de glicogênio muscular e dos líquidos perdidos pelo suor ocorra da maneira correta, oferecemos ao atleta, ainda no vestiário dos estádios, alimentos fontes de carboidrato, com índice glicêmico de elevado a alto, como pão, banana, uva, laranja e melancia. O ideal, ela explica, é ingerir: de 7 a 11g de carboidrato.
Faça uma refeição com proteína até 2 horas depois
Você tem que auxiliar a recuperação do organismo e evitar o catabolismo processo metabólico provocado após um treino extenuante, em que há quebra das proteínas do tecido muscular para obtenção de energia. Então, é importante colocar