Nutrição dos Lutadores
A combinação de diversas técnicas de lutas, como o judô, jiu-jítsu, muay thai, boxe, wrestling e karatê servem de base para a modalidade, que unidas a treinos de força e resistencia completam a rotina de treinamento de um atleta.
Um esporte tão complexo como o MMA requer preparação de verdadeiros superatletas de seus praticantes em alto nível. Por serem submetidos a um treinamento intenso e de alto impacto, os lutadores precisam estar bem preparados para suportar toda a carga imposta por treinadores e preparadores físicos. Para isto, além de descanso apropriado, a alimentação tem um papel fundamental no desempenho destes atletas.
COMO DEVE SER A DIETA DO LUTADOR?
Proteínas
Devem estar presentes em todas as refeições diárias do atleta. Ovos, peito de frango, carne bovina magra, peixes, lombo suíno são ótimas opções. Queijos magros, iogurte de frutas sem gordura e leite com teores reduzidos de lactose, também podem ser boas opções para o atleta que não apresenta alergia à proteína do leite (extrato solúvel de soja, aveia ou arroz são opções nesses casos).Suplementos fonte de proteínas de absorção lenta, como caseína, proteína isolada de soja e albumina, podem ser utilizadas para auxiliar em momentos nos quais a ingestão dos alimentos "sólidos" fonte de proteínas torna-se inacessível.
Lipídios
Entre 20 e 30% das calorias totais da dieta devem ser provenientes de lipídios. A questão é saber escolher os alimentos fonte! A ingestão de gorduras saturadas deve ser limitada apenas às naturalmente presentes nas carnes magras (cortes bovinos magros e peito de frango, por exemplo). Deve-se introduzir as chamadas "boas gorduras", ou seja, insaturadas, tendo como alimentos fonte: