Nutrição Animal os Principios Nutritivos
A exploração dos animais domésticos tendo em vista um interesse produtivo econômico, depende de três aspectos: GENÉTICA, HIGIENE-MANEJO E ALIMENTAÇÃO.
A Genética confere ao individuo seu potencial natural de produção, sendo o ponto de partida para o desempenho de toda e qualquer função. A Higiene e o manejo fornecem ao animal condições adequadas para garantir o seu desenvolvimento, prevenindo enfermidades e dando condições de higidez necessária. Já alimentação consitui 60 a 80% do custo de criação, e tem por objetivo oferecer ao animal alimentos capazes de manter a vida e que melhorem a capacidade de rendimento produtivo desses animais.
Para se equilibrar os alimentos, os técnicos devem pensar em NUTRIENTES e não nos alimentos em si, atualmente os nutrientes conhecidos consistem em pelo menos 12 aminoacidos essenciais, 17 vitaminas, 15 minerais, ácidos graxos, gricídios e fatores ainda não identificados. A nutrição dos animais varia de acordo com inumeros fatores, como: idade do animal, fase e o sistema de produção.
A alimentação tem por objetivo traduzir a necessidade dos nutrientes em habitos alimentares reais, como formular rações e regimes alimentares.
Assim, a alimentação dos organismos animais exigem a associação de diversos alimentos em uma ração, ou seja asssociação dos diferentes nutrientes que são necessarios para a dieta. Dessa forma, o valor de um alimento é baseado no seu teor de nutrientes constituintes.
Os alimentos são constituidos por duas fases, agua e matéria seca. Sendo que dentro da matéria seca, encontram-se minerais e os nutrientes organicos. Dessa forma o teor nutritivo dos alimentos esta relacionado diretamente com o seu teor de matéria seca.
Enfim, o manejo correto dos nutrientes dentro das dietas alimentares dos animais, assim como o aproveitamento maximo desses nutrientes mediante a um estudo da digestibilidade, absorção e metabolismo é a forma principal de conduzir um manejo