Nutrição Animal 2
1. Água, Consumo Voluntário e Partição de Energia
a) Água
Tendo em vista a grande variedade de suas funções e a magnitude de seus requisitos, a água pode ser considerada o nutriente essencial mais importante para os animais. A água é o maior constituinte do corpo, e a manutenção estável de sua quantidade é rigidamente controlada nos mamíferos e aves. “Água de má qualidade acarreta prejuízos maiores que rações nutricionalmente deficientes”.
Importância da água
A vida no planeta, considerando tanto plantas como animais, é dependente da regulação de troca de água entre os compartimentos intracelular e extracelular.
As biomoléculas orgânicas e inorgânicas dos organismos vivos só podem reagir em meio aquoso.
Assim, a água é uma molécula essencial à vida que tem a capacidade de solubilizar e modificar as propriedades das biomoléculas tais como as proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos através da formação de ligações de hidrogênio com os grupos polares dessas moléculas. Essas interações em solução modificam as conformações e propriedades dessas biomoléculas.
A água está diretamente relacionada com as seguintes funções essenciais da vida animal:
•
•
Regulação da temperatura corporal
Transporte de nutrientes e metabólitos
•
•
•
•
•
Digestão e metabolismo de nutrientes
Diluente (Veículo de excreção uréia, ácido úrico)
Homeostase mineral
Meio para reações químicas (solvente)
Faz parte das reações químicas (Hidrólise de proteína, gordura e carboidratos)
Distribuição da água corpórea
A água está distribuída no corpo animal de forma heterogênea, de maneira a manter o equilíbrio dinâmico entre os compartimentos do organismo. A água intracelular representa mais de 45% do peso vivo enquanto o conteúdo extracelular aproximadamente 20%. O funcionamento normal do organismo se faz à custa de perdas ininterruptas de água que devem ser repostas constantemente através da água de bebida principalmente.
Fontes de água
Água livre (de bebida): é a principal