Nutricionista
O consumo excessivo de vitaminas hidrossolúveis é predominantemente expelido pela urina, enquanto o excesso de vitaminas lipossolúveis fica armazenado no tecido adiposo.
As vitaminas não fornecem calorias e não contribuem significativamente para o aumento da massa corpórea.
Não existe nenhuma prova de que terapias com grandes doses de vitaminas forneçam resultados positivos para a saúde. São 13 vitaminas essenciais classificadas de acordo com a forma de absorção e armazenamento no organismo.
As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis, que requerem a presença de gordura para serem absorvidas pelo trato intestinal. As vitaminas C e complexo B são hidrossolúveis, sendo mais facilmente absorvidas, já que sempre existe líquido nos intestinos.
A deficiência de vitaminas pode resultar em doenças graves, pois são indispensáveis para o crescimento normal, a reprodução e a manutenção da saúde.
As vitaminas são substâncias químicas essenciais para a saúde, ou seja, o organismo não as sintetiza, sendo necessário a obtenção através da alimentação.
www.sesc-sc.com.br
IMPORTÂNCIA DAS
SESC | Educação Nutricional
PARA A SAÚDE
VITAMINAS
Germe de trigo, amêndoas, avelãs, óleos vegetais, manteiga e ovos.
Frutas cítricas como laranja, limão, acerola, morango e goiaba. Pimentão verde, espinafre, brócolis e repolho.
VITAMINA E
VITAMINA C
Vísceras, leite e ovos.
Carne, peixe, aves, grãos, cereais, verduras, batatas e soja. PIRIDOXINA (B6)
COLABAMINAS (B12)
Carne de porco, legumes, nozes e sementes, cereais e grãos enriquecidos.
TIAMINA (B1)
Vísceras, feijão, vegetais de folhas verdes como o espinafre e brócolis.
Manteiga, gema de ovo, peixes gordos, sardinha e atum enlatado, óleo de fígado de peixe. Produzida pelo corpo quando exposto ao sol.