Nutricionista no Brasil
Neste artigo, foi feito uma analise histórica, apontando os principais momentos que marcaram para a formação do processo de emergência e evolução dos nutricionistas. Para esta análise foram feitos cortes tranversais dos seguintes anos: 1939- 1949, 1950- 1975, 1976- 1984, 1985- 2000, sendo que os cortes foram denominados como: emergência, consolidação, evolução e reprodução ampliada.
A profissão de nutricionista é um fenômeno ainda recente ( século XX ), porem podemos observar que este fenômeno foi estimulado pela a revolução industrial européia ( século XVIII), sendo criados centros de estudos e pesquisas, os cursos para formação de profissionais e as agências condutoras de medidas de intervençao em nutrição.
O médico Pedro Escudero foi o estimulador da emergência da nutriçao na Ámerica Latina, que criou o Instituto Nacional de Nutrição em 1926, e cursos de médicos dietologos.
A nutriçao, no Brasil teria sobresaido nos anos de 1930 a 1940, época em estava em vigor o projeto de modernização da economia brasileira. Foi convergido para a formação da Nutrição duas correntes, uma de perspectiva biológica, que mais tarde iria dar origem a Nutrição Clínica (Dietoterapia) e a outra pelo uso biológico dos nutrientes. Em 1940, outra vertente, com perspectiva social deu origem a Alimentação Institucional, a qual coordenava o sentido de racionalização da alimentação. Em 1932, o Josué Castro realizou pesquisas sobre as condições de vida das classes operárias no Recife que resultou no primeiro inquérito diético- nutricional no Brasil. Os primeiros nutrólogos do Brasil começaram a pesquisar a composicão química, valor nutricional dos alimentos, sobre os hábitos alimentare e os consumos.
O perído denominado de emergência (1939- 1949), caracterizou-se pela criação dos primeiros cursos no país, e as alterações deste cursos de acordo com as necessidades do país. Em primeira instância, os primeiros curso eram de níveis