nutricao
INTEGRAÇÃO E REGULAÇÃO METABÓLICA
Instituição: Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Curso: Nutrição Fase: 1 Turma:
Disciplina: Bioquímica Código: SDE0024 Data:
Alunos: Elisabete de Jesus Valeriano
AVISOS:
- O estudo deverá ser feito em grupos de 5 alunos, sendo permitido consulta nas referências citadas abaixo:
Stryer, Lubert; Berg, Jeremy M.; Tymoczko, John L. Bioquímica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. P. 869 - 890.
Stryer, Lubert. Bioquímica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. P. 729 - 745.
Lehninger, Albert Lester; Nelson, David Lee; Cox, Michael M. Princípios de bioquímica. São Paulo: Sarvier, 2006. P. 872 - 910.
Campbell. Mary K. Bioquímica. 3ª ed. Porto alegre: Artmed; 2000. P. 654.
Questão 1 (2,0 ponto)
Cada órgão tem um perfil metabólico característico, isto é, os padrões metabólicos do cérebro, músculo, tecido adiposo e fígado são diferentes. Qual a diferença entre o cérebro, os músculos e o fígado na utilização dos alimentos para satisfazer as necessidades energéticas?
Questão 2 (2,0 ponto)
A ingestão de alimentos e o jejum induzem alterações metabólicas. Descreva as alterações bioquímicas que ocorrem após a alimentação e no estado de jejum.
Questão 3 (2,0 ponto)
O Diabetes Mellitus é uma doença que causa transtornos metabólicos, onde a glicose é superproduzida pelo fígado e subutilizada pelos órgãos. Fale sobre os tipos de diabetes e as alterações metabólicas encontradas nesta doença.
Questão 4 (2,0 pontos)
A obesidade tornou-se uma epidemia em vários países e o meio de regular a peso corporal é diminuir a ingestão de calorias na alimentação. Fale sobre os mecanismos bioquímicos envolvidos na regulação do peso corporal.
Questão 5 (2,0 ponto)
A ingestão de bebidas alcoólicas faz parte da alimentação humana há séculos. Contudo, seu consumo altera o metabolismo energético