Nutri O
É a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Ele define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.
Sobre o Curso
A alimentação e a nutrição de indivíduos e comunidades são os eixos centrais do trabalho do profissional. É responsável pela avaliação, diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de pessoas de todas as faixas etárias com o objetivo de recuperar ou promover a saúde por meio de uma alimentação adequada. O trabalho também pode envolver a realização de ações relacionadas à segurança alimentar de grupos ou comunidades.
Mercado de Trabalho
O brasileiro tem o hábito de freqüentar restaurantes. Embalada pelo aumento da renda e do emprego, mais de 50% da população faz refeições fora de casa, segundo levantamento da empresa de pesquisas de mercado GFK. Este é um dos fatores que aquece o mercado de trabalho para este bacharel. “O segmento de alimentação coletiva hoje é o maior empregador”, diz Rosa Maria de Sá Alves, coordenadora do curso de Nutrição da Unirio. Empresas contratam nutricionistas para desenvolver cardápios e preparações de pratos saudáveis. Na indústria, o profissional é chamado para desenvolver novos produtos e controlar sua qualidade. Há, também, boas oportunidades em clínicas, hospitais e nas equipes de programas sociais. A Região Sudeste, em especial São Paulo,