Nutri o do Cafeeiro Conilon
814 palavras
4 páginas
Nutrição do Cafeeiro ConilonINTRODUÇÃO
Os nutrientes são componentes essenciais de moléculas orgânicas e de estruturas de membranas que estão envolvidas em atiseidades enzimáticas.
As plantas para crescerem necessitam de alguns elementos químicos: C, H, o, N, P, H, Co, Mg, S, Fe, Zn, Mn, B, Cu, Mo e Ni. Alguns elementos não tem na sala que são N, H, C, o, que são adquiridos no ar e água.
Conilon é uma variedade que tem alto potencial produtivo.
N Nitrogênio – sua deficiência manifesta-se inicialmente nas áreas entre nervuras de folhas mais velhas que apresenta tonalidade verde clara e manchas irregulares e sua evolução leva a folha a ficar com cor amarela. È o mais acumulado com 38% do total de macro nutrientes.
Ca Cálcio – O sintoma de deficiência do cálcio intui clorose marginal e interveval das folhas mais velhas. O cálcio é o segundo nutriente mais acumulado pelo café conilon com percentual de 31%. Foi constado que o cálcio acumula-se em maior quantidade nas folhas e em menor quantidade nos grãos.
K O Potássio é chamado de atireador de várias enzimas enrealeidas na respiração e fotossíntese. O sintoma de deficiência é caracterizado pela necrose ou escurecimento das bordas das folhas mais velhas. É o terceiro nutriente mais acumulado pelo café, com percentual de 20% do total de macro nutrientes.
Mg Magnésio – Por ser um elemento móvel na folha, sua redistribuição entre os diversos órgãos da planta é alta, as folhas mais velhas são as primeiras a apresentar sintomas visuais de deficiência, ocorrendo clorose internerveal, que pode evoluir para as mais novas. É o quarto elemento com mais quantidade com 6%.
S Enxofre – Uma das principais funções do S nas plantas é ser constituinte dos aminoácidos osteína e metionina.
Os sintomas de deficiência se iniciam entre as nervuras das folhas mais jovens. É o quinto nutriente em maior quantidade com 3%.
P Fósforo desempenha importante papel nos processos de transferências de energia nas células, é um nutriente móvel por