Nutição
O coração possui 4 câmaras, sendo 2 superiores (Átrios), receptoras e 2 inferiores (Ventrículos), bombeadoras separadas entre si por estruturas musculares denominadas Septos.
Valvas do coração
O coração possui 4 Valvas (conjunto de válvulas) que fazem o controle do fluxo sanguíneo. Sua função é impedir o refluxo do sangue.
Atrioventriculares:
Direita= Tricúspide. Esquerda = Mitral ou bicúspide
Semilunares:
Pulmonar
Aórtica
Divisão da circulação
Circulação Pulmonar (pequena circulação) A circulação pulmonar leva o sangue pobre em oxigênio do ventrículo direito, através da Artéria Tronco Pulmonar que posteriormente se divide em artéria pulmonar direita e esquerda para a superfície respiratória dos pulmões denominada Alvéolo que é a unidade funcional dos pulmões. Essas artérias vão diminuindo seu calibre durante esse trajeto e passam a arteríolas e a capilares até chegarem aos alvéolos onde ocorre a troca gasosa (Hematose). Gradualmente esses capilares assumem as características de vênulas que passam a veias que são responsáveis pelo retorno do sangue (agora rico em oxigênio) ao coração. Esse sangue retorna pelas veias pulmonares (direita/esquerda; superior/inferior) ao átrio esquerdo, finalizando assim a circulação pulmonar.
Circulação Sistêmica (grande circulação) A circulação sistêmica é responsável por levar sangue rico em oxigênio e nutrientes do ventrículo esquerdo, através da Artéria Aorta ao corpo inteiro. O sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria Aorta e desce posteriormente ao coração irrigando todos os sistemas, inclusive o próprio coração, pelas arteríolas e capilares que gradualmente se transformam em vênulas e veias que desembocam nas veias Cava superior e inferior que levam o sangue de volta ao coração ao átrio direito, finalizando assim a circulação sistêmica.
Células do sangue: