Nutella
Diagnóstico
Nutella, resultados de uma marca venerada
Há nomes que são mais que uma simples marca no mercado. São um culto. A Nutella é uma delas.As suas vendas crescem 14% no Mundo inteiro. Como o faz?
Em Itália, o seu país de origem, o creme de avelãs, leite e chocolate, converteu-se num fenómeno social e cultural. Escreveram-se livros sobre este produto e inclusive faz parte de um filme italiano “Bianca” em que a protagonista acalma a sua ansiedade consumidora.
Esta especialidade converteu-se num produto de marca da Ferrero, a primeira produtora de chocolates na Europa e na terceira a nível Mundial.
A Nutella conseguiu ultrapassar os limites do êxito.
Desde 2007 que existe o dia Mundial da Nutella, celebrado pela última vez um Roma. A celebração convocou pessoas de todo o Mundo e foi organizada pelos seguidores da marca, sem a intervenção da Ferrero.
Um dos livros mais vendidos sobre o produto mostra 50 maneiras de comer Nutella, e traz testes para identificar se és viciado em Nutella. Atualmente a Nutella conta com 3.231.144 seguidores no Facebook.
Objetivos da estratégia
Com quem vamos falar?
Vamos falar com as crianças, principalmente de 4 a 12 anos.
Essas crianças têm um dia-a-dia bastante ocupado, pois apesar da idade, já realizem diversas atividades.
Além das crianças, é necessário falarmos também com as suas mães. Essas mães têm uma rotina bastante atarefada e estão preocupadas com a saúde dos filhos. Apesar disso, ainda não têm conhecimento suficiente sobre os benefícios nutricionais dos produtos que compram, e são estimuladas pelo que os filhos gostam ou pedem.
Vamos focar-nos mais nas crianças porque são elas que pedem aos pais o que vêm na televisão e que vêm o que os colegas levam para a escola e querem o mesmo. Vamos optar por esta estratégia para conseguir fazer com que os pais dessas crianças comprem o produto e fiquem clientes.
O nosso objetivo é chegar a todas as faixas etárias,