Nuremberg - O filme
O FILME
1945 Ano zero para uma Alemanha em ruínas físicas e morais, a Europa tentava esclarecer a responsabilidade da hierarquia política nazista nos crimes cometidos durante a segunda guerra mundial. As potencias aliadas, vencedoras da guerra, decidiram criar um Tribunal Militar, que permitisse julgar os principais responsáveis políticos e militares e escolheram para o dito objetivo, pela sua especial significação simbólica, a cidade de Nuremberg.
Esta cidade medieval tinha sido testemunha das cenográficas reuniões do partido e o Palácio da Justiça renovou este patrocínio histórico da cidade ao transformar-se no cenário da aprovação das famosas Leis de Nuremberg, que em 1935, oficiaram a segregação racial impedindo os casamentos mistos.
O filme em si, toma como tema um fato marcante que é passado no pretenso final da 2ª Guerra Mundial.
No enredo temos como tema o histórico julgamento e seus protagonistas.
Se destaca como personagem principal Robert H. Jackson, juiz adjunto da suprema corte dos USA, idealista, com crença na justiça natural, e na eficácia do processo judicial. Intransigente nas questões de princípio tinha como marca seu espírito combativo e seu zelo moral.
Foi indicado pelo Presidente Truman para conduzir a acusação, como promotor chefe e foi dele a responsabilidade da escolha do local e toda a estrutura montada para a realização dos trabalhos.
No filme porem ele aparece como carreirista de primeira ordem, acomodado com o status que desfruta. Culto porem sem formação acadêmica conforme informa a um soldado durante a ocupação do palácio da justiça vive em uma turbulência conjugal devido sua personalidade forte em conflito com a personalidade de sua esposa, tipicamente americana, impulsiva e dominadora em contraste com a presença constante de uma secretária submissa de temperamento latino e prestativo em período integral.
Aparentemente a possibilidade que a missão lhe é oferecida engloba perfeitamente seu