"Nunca serão" Tropa de Elite no foco da Análise do Discurso
Alba Valéria da Silva Moraes
Mestre em Ciência da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco. Graduada em Letras pela Universidade Castelo Branco no Rio de Janeiro.
RESUMO:
Este artigo propõe um debate sobre os discursos existentes no filme Tropa de Elite. O primeiro filme Tropa de Elite pode ser considerado um marco do cinema nacional, sendo o mais assistido e comentado durante o ano de 2007, o que gerou uma expectativa de continuação que foi lançada em agosto deste ano. Este debate será fundamentado nos postulados da Análise do Discurso de linha Francesa sugerida por Pêcheux.
ABSTRACT:
This article proposes a discussion of the discourses in the movie Tropa de Elite. The first film Tropa de Elite may be considered a hallmark of national cinema, the most watched and reviewed during the year 2007, which created an expectation of a continuation which was launched in August this year. This discussion will be based on assumptions of the French discourse analysis suggested by Pêcheux.
PALAVRAS-CHAVE:
Análise do Discurso. Tropa de Elite. Pêcheux
KEY WORDS
Discourse analysis. Tropa de Elite. Pêcheux Introdução
“Os corruptos cassados? Nunca serão!
Cidadãos bem informados? Nunca serão!
Hospitais bem equipados?Nunca serão!
Nunca serão!! Nunca serão!!!”
(Gabriel O Pensador)
Para compreender o título de nosso trabalho, devemos primeiramente explicar a expressão “Nunca Serão”. Esta expressão foi usada por Gabriel O Pensador como título para sua mais nova composição inspirada no filme Tropa de Elite 1 e em sua sequência Tropa de Elite 2. Observamos que no filme esta expressão surgiu na cena em que se dá o inicio do Curso de Operações Especiais e no momento em que os atores dizem “Nunca Serão!”, deixando claro suas intenções de não deixar que nenhum dos maus policiais inscritos no curso se formem.
Um outro termo que devemos esclarecer dentro da escolha do tema é a palavra foco, que é