Numeros inteiros
Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e tinham como finalidade contar objetos, animais, enfim, elementos do contexto histórico no qual se encontravam. O conjunto dos números inteiros positivos recebe o nome de conjunto dos números naturais. Sendo ele: = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6,7...} Enquanto que o conjunto dos números inteiros contempla também os inteiros negativos, constituindo o seguinte conjunto:
= {…, -8, -7, -6, -5, -4, -3, -2, -1, 0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8…} Os números inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do cotidiano da humanidade, como, por exemplo, para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar as horas, etc. Sua importância é indiscutível.
Fundamentação Histórica Ao longo da história podemos observar o avanço da Matemática a necessidade de contar e relacionar quantidades fez com que o homem desenvolvesse símbolos no intuito de expressar inúmeras situações. Diversos sistemas de numeração foram criados em todo o mundo no decorrer dos tempos, sendo os mais antigos originários do Egito, Suméria, e Babilônia. Podemos também citar outros sistemas de numeração bastante conhecido como o Chinês, os Maias, o Grego, o Romano, o Indiano, e o Arábico. O homem criava situações interessantes na contagem de seus objetos, animais e etc. Ao levar seu rebanho para a pastagem ele relacionava uma pedra a cada animal, no momento em que ele recolhia os animais fazia a relação inversa, no caso de sobrar alguma pedra poderia verificar a falta de algum animal. Mas o homem buscava algo mais concreto, que representasse de uma forma mais simples tais situações. O surgimento dos números naturais (0, 1, 2, 3, 4...) revolucionou o método de contagem, pois relacionava símbolos (números) a determinadas quantidades. Com o início do Renascimento surgiu à expansão comercial, que aumentou a circulação de dinheiro, obrigando os comerciantes a expressarem situações envolvendo