NUMEROS INDICES
1
5 - NÚMEROS ÍNDICES
Números índices “são usados para indicar variações relativas em quantidades, preços ou valores de um artigo (ou artigos) durante certo período de tempo”. Eles sintetizam as modificações nas condições econômicas ocorridas em um espaço de tempo, através de uma razão. Se apenas um item é computado trata-se de um número índice simples. Se, porém, vários itens (produtos) têm suas variações computadas tem-se um número índice composto.
5.1 - Números Índices Simples
Os números índices simples podem ser chamados (como também os compostos) de relativos de base fixa ou relativos de ligação.
5.1.1 - Números Índices Simples - Relativos de base fixa
Neste caso um período é escolhido como referência, ou base, e todos os índices são computados em relação aos registros deste período específico. Usualmente no período base o índice recebe o valor 100. Os números índices simples podem ser de preço (quando calcula-se a razão entre o preço observado de um artigo em um período qualquer e o preço do mesmo artigo no período base), de quantidade (quando calcula-se a razão entre a quantidade observada de um artigo em um período qualquer e a quantidade no período base), e de valor (quando a razão é calculada pelo produto de preço e quantidade do artigo em um período qualquer e o produto de preço e quantidade do mesmo artigo no período base). Vejamos as equações:
Preço
Quantidade
Valor
p0, t
pt
100 p0 q 0, t
qt
100 q0 v 0, t
pt q t
100 p0 q 0
Onde p0 é o preço do artigo no período base, pt é o preço do artigo em um período qualquer, q 0 é quantidade do artigo no período base e qt é a quantidade do artigo em um período qualquer.
Exemplo 5.1 - Uma siderúrgica produz chapas de aço. No ano de 1998 a chapa custava R$ 45, e em
1999 R$ 47,5. Em 1998 a empresa produziu 1500 toneladas, e em 1999 1567 toneladas. Calcular os números índices de preço, quantidade e valor para a chapa