num sei
I. A pecuária teve importante consequência para o Brasil colônia, ao estimular a penetração no sertão nordestino, interiorizando o povoamento.
II. Com a mineração o desenvolvimento da cultura de subsistência em grande escala tornou-se premente e crucial, uma vez que o minerador não teria condição de produzir seus próprios mantimentos.
III. As rebeliões anteriores à Inconfidência Mineira já possuíam caráter libertador e projetos de uma nova sociedade brasileira capaz de se autogovernar.
Está(ão) correta(s): a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) I, II e III.
2) “Elemento dominante na vida política dos países da América Latina (...) substitui, em sua área de influência, os regimes constitucionalmente estabelecidos e torna sem-efeito as medidas decididas pela sociedade em favor da vontade do líder (...) É a forma de exercício do poder político que se caracteriza pelo agrupamento de uma comunidade, ou de importante parte dela, em torno do líder, que exerce o mando de maneira autoritária (...) Surgiu na América Latina por volta de 1820,em decorrência da passagem inesperada e brusca do regime colonial para a independência.”
(Enciclopédia Britânica do Brasil).
O texto acima conceitua na política Latino Americana: a) O coronelismo. b) O banditismo social. c) O caudilhismo. d) O cangaço. e) O milenarismo.
3) Entre a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e a de Fernando Collor, em 1989, foram quase três décadas em que o Brasil se viu privado de escolher diretamente o Presidente da República. Na fase final do regime militar, uma campanha contra essa situação constituiu-se na que é considerada a maior mobilização popular do Brasil contemporâneo. Esse movimento ficou conhecido como: a) Fora FMI! b) Anistia Geral. c) Queremismo. d) Diretas Já! e) Milagre brasileiro.
4) O Plano de combate à inflação, que ficou conhecido como Plano Cruzado, foi implantado no