Nulidades no processo penal atual
Na aula do dia 03 de setembro de 2014 foi discutido na sala de aula sobre o texto “funções bíblicas de um ministro” de Roberto Silvado. Para discussão desse texto, a turma foi dividida em grupos, onde cada grupo ficava responsável por uma parte do texto, o qual seria exposto à turma posteriormente, para um melhor entendimento. Para isso, cada grupo leu sua parte e como mestres, ensinaram à turma o que entenderam e aquilo era discutido.
Durante as discussões, a turma se debruçou sobre uma quadro que ilustra bem a comparação de “poderer eclesiásticos” do antigo testamento com o novo testamento. Diante disso e depois de bastante debate, a turma chegou à conclusão de que não se pode fazer uma comparação direta entre os testamentos, uma vez que muitas coisas que eram exclusivistas no antigo testamento, como por exemplo comparar pastor a um sacerdote, uma vez que todo pastor é um sacerdote, mas nem todo sacerdote é um pastor, uma vez que, como se diz em romanos, o sacerdócio agora é universal.
Hugo Matias Vichi Barcelos
Aula dia 22 de outubro de 2014
Na aula do dia 22 de Outubro de 2014 foi discutido o texto “temporalidade e esperança no exercício do cuidado e aconselhamento pastoral” de Ronaldo Sathler-Rosa. Nesse momento foi discutido a respeito de uma esperança que permeia a sociedade e qual a função da Igreja nesse contexto. Para tal, a discussão se voltou na palavra de Deus, a Bíblia, onde se encontra profetas que davam àquela sociedade uma opção, uma escolha, uma saída para um determinado problema.
Diante desse contexto de discussão, foi falado à respeito do que faz com que a esperança de parte da população perca de vista. Foi citado e discutido a respeito do que o autor diz, onde fala sobre o desespero, apatia e a vergonha, uma vez que um indivíduo pode ter vivido vários momentos de esperanças destruídas. Por fim, a turma concluiu que é impossível que não haja frustação na vida do ser humano, contudo,