Nucleotideos
Em uma molécula de ácido nucléico, centenas e às vezes milhares de nucleotídeos se encadeiam, originando um longo filamento simples ou duplo. Habitualmente, as moléculas que apresentam um único filamento são as do grupo dos Ácidos Ribonucléicos, representados pela sigla RNA. Enquanto que as que possuem duplo filamento, isto é, dupla cadeia polinucleotídica, pertencem ao grupo dos Ácidos Desoxirribonucléico, conhecido pela sigla DNA.
As bases nitrogenadas são oriundas da purina e da purimidina. Deste modo se diferenciam bases primidínicas, também chamas de bases púricas e pirimídicas.
Tanto no DNA, como no RNA, a molécula se mostra longa, descrevendo uma trajetória helicoidal. O DNA encontra-se no núcleo celular, compondo os cromossomos, juntamente com proteínas. São responsáveis por formar os genes. Já o RNA participa principalmente do processo de Síntese de Proteínas.
As proteínas são substâncias essenciais da estrutura das células vivas, além de atuar como enzimas, participando de todos os processos bioqímicos dentro e fora das células.
O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácios de acordo com a sequência de códos (ou trincas) do RNAm (RNA mensageiro). Códon é uma trinca de bases nitrogenadas do RNAm, que tem sua trinca complementar (anti códon) no RNAt (RNA transportador) correspondente.
Como a sequência do RNAm é determinada pelo gente (sequência de bases nitrogenadas do DNA), então a Síntese de Proteína representa a tradução da informação genética, por isso, é chamada de Tradução Gênica.
A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no