Nucleos Monoliticos
O núcleo monolítico é uma arquitetura de núcleo onde todo o núcleo é executado no espaço de núcleo no modo de supervisão. Em comum com outras arquiteturas (Micronúcleo, núcleo híbrido), o núcleo define uma camada de alto nível de abstração sobre o hardware do computador, com um conjunto de primitivas ou chamadas de sistema para implementar os serviços do sistema operacional como gerenciamento de processos, concorrência e gestão de memória em um ou mais módulos.
Mesmo que cada módulo de manutenção dessas operações é separada de uma forma geral, É muito difícil fazer o código de integração entre todos estes módulos, e, uma vez que todos os módulos executam num mesmo espaço de endereçamento, um erro em um módulo pode derrubar todo o sistema.
Alguns exemplos de sistemas que utilizam este tipo de núcleo:
Núcleos Híbridos de Sistemas Operacionais
2. O Que é um Sistema Híbrido?
Sistemas híbridos combinam componentes de teste e medição de plataformas de instrumentação modular como o PXI, VXI e instrumentos autônomos que são conectados externamente através do barramento GPIB, USB e Ethernet/LAN. O diagrama de sistema híbrido da Figura 1 mostra um exemplo de uma topologia híbrida, porém qualquer número de combinações é possível. No diagrama, a plataforma central do sistema é um PC – um Desktop padrão ou um controlador PXI embarcado. Os instrumentos são dispositivos plug-in PXI e PCI assim como instrumentos tradicionais conectados ao PC através do barramento GPIB, USB e Ethernet/LAN.
Figura 1. Uma Possível Topologia de Sistema Híbrido
O ponto-chave para criar e manter um sistema híbrido é implementar uma arquitetura que acomoda de maneira transparente as múltiplas tecnologias de barramento e utiliza uma plataforma de hardware aberta adotada por diversos fabricantes para conseguir conectividade de E/S. Com uma plataforma computacional, drivers, aplicação e software para gerenciamento de