nucleoplasma
Como no citoplasma, no núcleo também é possível distinguir duas fases, um dispersante que é um composto conhecido como suco nuclear e outra dispersa: nucléolos, Cromossomos cromatina.
Nesta fase nuclear dispersar com o tempo ele recebeu várias denominações, ou seja, nucleoplasma, carioplasma,cariolinfa, suco nuclear, etc., sem que haja qualquer preferência em relação ao mesmo.
O nucleoplasma tem propriedades comparáveis a do hialoplasma, por isso muitos se referem a ele como hialoplasma nuclear. Essas propriedades são a consistência gelatinosa e a constituição básica de agua e proteínas que tanto o nucleoplasma quanto o hialoplasma tem em comum.
Nos seres procariontes o suco nuclear é ausente, pois neles não há uma membrana nuclear que separe o núcleo do citoplasma. Deste modo, não tem como diferenciar o citoplasma do nucleoplasma.
Aspecto:
Graças aos numerosos poros nucleares que possui a membrana nuclear ou carioteca, o suco nuclear esta em ampla comunicação com o hialoplasma ou matriz citoplasmática e, como tal, apresenta um aspecto homogéneo, pouco viscosa de pouca ou nenhuma afinidade para os corantes. Em quanto à sua fluidez pode variar dentro de uma ampla gama que vai do estado líquido para o gel.
Características:
O nucleoplasma tem características específicas. De fato, ao contrário do que acontece no citoplasma, os elementos que formam a fase dispersa no nucleoplasma, não têm membranas limitantes e, por conseguinte, se encontram em contato íntimo com a fase de dispersão. Além disso, o nucleoplasma é o que dá os aspectos fundamentais do turgor e transparência com que se observa no microscópio óptico.
Composição:
Quimicamente o componente principal do carioplasma e a agua, além de que é possível encontrar inúmeros ions de sais dissolvidos, tais como:. magnésio, cálcio, ferro, cobalto, zinco, etc, proteínas globulares, cuja concentração depende da maior ou menor fluidez do carioplasma, fosfatos e várias enzimas envolvidas no