nuclear
Centro de Explicações Lda.
Língua Portuguesa 5º Ano – Compreensão do Texto
Nome: _________________________________________________ Data: ___/___/___
O Homem deve usar a floresta sem danificar, garantir a sua sobrevivência e explorar, de uma forma equilibrada, os seus recursos. A madeira é utilizada como combustível, como matéria-prima para o fabrico de mobiliário, de pasta de papel e de inúmeros objectos do nosso dia-a-dia. As suas propriedades físicas e a sua beleza tornam-na insubstituível em numerosas aplicações.
Durante séculos, o Homem usou indiscriminada e incontroladamente os recursos que a floresta oferece.
A partir de determinada altura foi necessário repensar os espaços florestais numa perspectiva de concertar a sua preservação com as actuais crescentes necessidades de consumo. Protecção, recreio e produção são as três vertentes a integrar. A floresta pode ser usada como fonte:
– de madeira, que foi utilizada como combustível desde os primórdios da
História do Homem, e, desde cedo, constituiu matéria-prima essencial para o fabrico de instrumentos de trabalho e construção de habitações e meios de transporte; – de frutos e sementes utilizadas na alimentação dos animais e do Homem
(bolotas, castanhas, pinhões, nozes, medronhos);
– de plantas usadas no fabrico de perfumes (alfazema), como tempero
(orégãos e alecrim) e para fins medicinais (erva-cidreira);
– de cortiça (sobreiro): isolador térmico e acústico (rolhas, palmilhas, cortiços de abelhas);
– de resina (pinheiro bravo);
– de pasta de papel (eucalipto).
Algumas árvores podem ser usadas para fixar as dunas costeiras (pinheirobravo) ou para embelezar e ensombrar, por exemplo, os espaços livres e públicos de uma cidade, como as suas avenidas (plátanos, freixos, choupos).
Todos os anos, milhares de hectares de floresta são destruídos pelo fogo. O calor e a secura do Verão, difíceis acessos a áreas montanhosas e plantações contínuas de uma única espécie