Ntop
O NTOP é uma ferramenta de software livre para monitorar e gerenciar redes de computadores, além de ter muitos recursos que demonstram tudo através de gráficos e informações detalhadas que permitem com que haja interação entre usuários tem suporte para rodar em vários Sistemas Operacionais e monitora e gera relatórios sobre o tráfego e suporte dos hosts por vários protocolos. Ntop é uma ferramenta de monitoramento e gerência de rede para sistemas UNIX/Linux e Win32, e teve seu desenvolvimento e estudo na "University of Pisa", na Itália.
O NTop monitora e gera relatórios sobre o tráfego e suporte dos hosts pelos seguintes protocolos:
TCP/UDP/ICMP: (R)ARP: é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). IPX: é um protocolo proprietário desenvolvido pela Novell, variante do protocolo "Xerox Network Systems" (XNS). IPX é o protocolo nativo do Netware - sistema operacional cliente-servidor que fornece aos clientes serviços de compartilhamento de arquivos, impressão, comunicação, fax, segurança, funções de correio eletrônico, etc. IPX não é orientado a conexão. DLC: DECnet: DECnet é um conjunto de protocolos de redes criado pela Digital Equipment Corporation (DEC), originalmente lançado em 1975 para conectar dois minicomputadores PDP-11. Ele evoluiu até se tornar uma das primeiras redes com arquitetura peer-to-peer, transformando, assim, a DEC em um ponto focal de redes na década de 1980. AppleTalk: é um conjunto de protocolos para redes desenvolvidos pela empresa Apple Computer.
É um sistema de rede que está disponível em todos computadores Macintosh e outros periféricos, particularmente impressoras LaserWriter operando a 230 Kbps, além de muitos sistemas UNIX. Netbios: é um acrônimo para Network Basic Input/Output System, ou em português Sistema Básico de Rede de Entrada/Saída. É uma API que fornece serviços