Ntop
Cada vez mais, a informatização de empresas e grandes corporações deixam de ser um diferencial, passando a ser uma exigência. Além da importância do mapeamento e todos os meios de acesso a internet, conexão, peer-to-peer, e qualquer outro meio de transmissão, é de suma importância que estes dados trafeguem com segurança, por muitas vezes conterem dados importantes e confidenciais.
Percebe-se que empresas já utilizam um controle na rede interna, zelando pela integridade das informações que por ela trafegam. Em alguns casos, é feito um controle sobre os hosts, buscando saber quais as requisições feitas por ele na Internet, para evitar possíveis transtornos.
Fonseca (2011) diz que “Os links de banda são comuns, mas mesmo assim saber o que se faz na rede é essencial, principalmente o que os hosts tem acessado e em que freqüência isso acontece”.
Existem muitas ferramentas que auxiliam um administrador de rede, tanto no que diz respeito à segurança das informações na rede, tanto quanto no controle de acesso dos hosts da rede, uma dessas ferramentas é o NTOP.
Morimoto (2008) afirma que “Uma forma simples de monitorar o tráfego global da sua rede interna é instalar o NTOP no gateway da rede”.
A ferramenta é capaz de monitorar alguns serviços utilizados na rede, coletando dados de protocolos e hosts da rede. Além de ser uma ferramenta open-source, e de fácil instalação.
1.1 OBJETIVOS
Serão mostrados utilidades, ferramentas, vantagens e o funcionamento do NTOP.
É uma ferramenta de grande utilidade no processo de gerenciamento de uma rede, por ser utilizado via browser, sem necessidade de nenhuma plataforma.
2 METODOLOGIA
Neste tópico, abordaremos o conceito de NTOP, suas funcionalidades e os parâmetros que podem ser utilizados para instalação e configuração das mesmas.
O NTOP é uma ferramenta para monitorar e gerenciar redes, além de ter muitos recursos que demonstram tudo através de gráficos e informações detalhadas que permitem