Nr34
Causas dos Acidentes do Trabalho
Além dos atos e condições inseguras tidos como causas primarias dos acidentes, há que se considerar também uma série de outros fatores, que propiciam a ocorrência dos acidentes do trabalho.
A teoria da Multicausalidade demonstra que o acidente dificilmente tem uma causa única.
A somatória de falhas humanas e materiais, tendo como causas anteriores problemas de ordem Sociais, e outras as vezes não facilmente identificáveis, precipitam os acidentes.
ATOS INSEGUROS
São atitudes próprias que podem levar a ocorrência de acidentes. ex:
Fatores Físicos pois alteram o comportamento (irritabilidade), Fatores Psicológicos e Emocionais são subjetivos e circunstanciais afetam o comportamento devido a preocupações, problemas pessoais, doenças, situação sócio- econômica e etc.
Exemplos de Atos Inseguros
Não usar EPI, fazer manutenção de máquinas em operação, fazer reparos na rede elétrica energizada, usar ar comprimido para limpeza e muitos outros.
CONDIÇÕES INSEGURAS
Caracterizam-se por situações de risco, presentes no local de trabalho, que podem causar acidentes e doenças profissionais. As deficiências apresentam-se como problemas técnicos e materiais, e encontram-se nas formas mais variadas. Ocorrem por falta de planejamento, prevenção ou omissão de requisitos essenciais relacionados a medidas de higiene e segurança, para manutenção do ambiente físico isento de perigos.
Onde Existe estas condições?
No ambiente: processos abertos como substancias toxicas e inflamáveis, gases e poeiras nas transformações de matérias primas, iluminamento deficiente, excesso de ruído, temperaturas extremas e outros.
Nas instalações em gerais: linhas , Lay Out, Máquinas e equipamentos
O que vimos a pouco demonstra que um acidente do trabalho tem normalmente mais de uma causa, ocorrendo pela convergência de varias situações, que participam simultaneamente desencadeando os