Nr32
Trabalho 2936 - 1/2
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM
ASMA: ESTUDO DE CASO.
Oliveira, Sâmia Assunção de 1
Lima, Tamires Layane de 2
Lopes, Ana Flávia Teles 3
Nogueira, Dina Geisa Rafael 4
Sousa, Aline Miranda 5
Rocha, Andrea Pinheiro da 6
INTRODUÇÃO: A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas, edema da mucosa e produção de muco.
Essa inflamação leva, por fim, a episódios recorrentes dos sintomas de asma: tosse, opressão torácica, sibilância e dispnéia.
1,2
A asma pode ocorrer em
qualquer idade e é a doença crônica mais comum na infância. O controle dos fatores ambientais, a prática de atividades físicas e a adesão ao tratamento farmacológico são condições que alteram a história natural da doença.
OBJETIVO: Promover a sistematização da assistência de enfermagem junto a um paciente com diagnóstico clínico de asma crônica. METODOLOGIA: O estudo foi realizado em um hospital da rede pública estadual em Fortaleza-CE, com um cliente do sexo feminino, de 16 anos, internada na enfermaria clínica com diagnóstico médico de asma crônica. Os dados foram coletados durante o mês de abril de 2009, através de anamnese, exame físico e consulta ao prontuário. Após a identificação dos problemas de enfermagem, foram encontrados os diagnósticos de acordo com a taxonomia dos diagnósticos de enfermagem e estabelecidas as intervenções cabíveis. Foram obedecidos os preceitos éticos e legais contidos na
Resolução 196/96, que normatiza as pesquisas desenvolvidas com seres humanos. RESULTADOS: Padrão respiratório ineficaz relacionado à exaustão da musculatura respiratória; intolerância à atividade relacionada ao desequilíbrio entre a oferta e demanda de oxigênio; desobstrução ineficaz das vias aéreas relacionada à secreção retida. Dentre as intervenções relacionadas à asma, temos: manter a cabeceira do leito elevada para conforto respiratório do paciente;