nr11
ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
Santo André - SP
2012
1. INTRODUÇÃO
2
Desde o começo dos tempos, todos os processos, em qualquer tipo de atividade,passaram por diversas mudanças sempre com o intuito de aperfeiçoar os mesmos. Esse fato ocorre continuamente e, desta forma, aumenta-se o fluxo e o volume de trabalho. Acompanhando essa tendência,crescem também os acidentes associados a pratica do trabalho.
Esses acidentes, de forma compulsória, acarretam prejuízos para todos os envolvidos, seja de forma direta ou indireta.
O empregadoacidentado obtém prejuízos que podem ser temporários ou permanentes. Os temporários são os problemas de saúde relacionados ao acidente, perda de rendimentos financeiros por produtividade no trabalho.Já os permanentes, ocorrem devido às sequelas deixadas após o acidente. Além do risco de morte, existem os casos de invalidez por perda de membros, capacidade motora, entre outros, e isso se torna umproblema para o resto da vida, com diminuição da renda do acidentado.
Para o empregador, existem os custos ligados a possíveis autuações (por infringir a legislação), perdas financeiras devido aqueda em produtividade e em casos de invalidez do empregado existirão a necessidade de treinamento para um novo funcionário, bem como um possível gasto com a adequação de novos equipamentos e daestrutura de segurança.
Finalmente, o Estado que, durante todo o período de inatividade do empregado, deverá custear seus