Nr10
A NR-10 faz-se presente em todas as fases da produção de energia elétrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades: geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades
Os trabalhadores que tem contato direto ou indireto com instalações elétricas e serviços com eletricidade estão expostos aos mais variados riscos. Com o objetivo de garantir a segurança e a saúde desses trabalhadores, o MTE publicou, em 1978, a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Com o advento de novas tecnologias a fez-se necessária uma atualização da NR-10
A “nova NR 10″ – como ficou conhecida – estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nos seus mais diversos usos e aplicações, bem como todos os trabalhos realizados nas suas proximidades.
O texto base da Nova NR foi elaborado, em 2001, por um grupo de Engenheiros Eletricistas e de Segurança no Trabalho de diversas instituições governamentais e, posteriormente, apresentado à sociedade para consulta pública. Uma Comissão Tripartite foi responsável por analisar as propostas de alterações e em, 2003 os trabalhos foram, finalmente, concluídos.