NR 36
CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PERÍODO: 2º /2013-2
PROFª: Simone Souto (simone.souto@globo.com)
1-Noções Gerais
Estatística: é a ciência que cuida da coleta, da organização, da apresentação e da análise de dados numéricos.
População ou Universo: é a totalidade do conjunto que se deseja estudar.
Amostra: é um sub-conjunto não vazio do conjunto que se pretende estudar.
Teoria Elementar da Amostragem: é o processo de formação de amostras. Existem vários processos de amostragem, mas as três técnicas principais são: Amostragem casual ou aleatória simples (sorteio lotérico), Amostragem proporcional estratificada (90 alunos e temos 2 estratos:
54 meninas e 36 meninos) e Amostragem sistemática (uma rua tem 900 prédios, dos quais desejamos obter uma amostra ordenada de 50 prédios).
Ramos Básicos da Estatística:
Descritiva ou Dedutiva: cuida basicamente da descrição de dados, sem estabelecimentos de testes de hipóteses sobre o conjunto estudado.
Indutiva ou Inferência: são definidas e testadas hipóteses acerca da população estudada.
1.1 - Arredondamento de Dados
Frequentemente o pesquisador realiza mensurações em seus experimentos que resultam em números decimais. Neste sentido, é conveniente estabelecer algumas regras de arredondamento de dados, baseadas na resolução 886/66 do IBGE. Em suma, tais regras são:
quando o primeiro algarismo a ser abandonado é 0, 1, 2, 3 ou 4: fica inalterado o último algarismo a permanecer. Exemplo: 53 ,284 ≈ 53, 28.
quando o primeiro algarismo a ser abandonado é 6, 7, 8 ou 9: aumenta-se de uma unidade o último algarismo a permanecer. Exemplo: 23, 378 ≈ 23, 38.
1
quando o primeiro algarismo a ser abandonado é 5 existem duas possibilidades:
1) se após o 5 seguir, em qualquer casa, um algarismo diferente de zero, aumenta-se uma unidade do algarismo a permanecer. Exemplo: 2,3654 ≈ 2,37.
2) Se o 5 for o último algarismo ou se após o 5 somente existirem zeros, o