NR 18
Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 18.1 Objetivo e Campo de Aplicação Como ela foi criada:
Foi uma comissão entre governo, sindicato e trabalhadores.
Principal objetivo: garantir uma melhor qualidade de vida do trabalhador no ambiente de trabalho. 18.2 Comunicação Prévia Antes de começar a obra temos que fazer uma comunicação prévia, que é um documento que enviamos para o ministério do trabalho dizendo que eu vou fazer uma obra, quantas pessoas vão ter, prazo da obra, quais são os serviços pra caso eles precisem fazer alguma fiscalização. 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PCMAT
O PCMAT é uma documentação que o engenheiro de segurança do trabalho faz que serve para criar as proteções dos trabalhadores, para determinar as áreas de vivência, para determinar quais os EPI's que vão ser utilizados e quais os treinamentos que os trabalhadores vão ter que receber ao longo da obra. 18.4 Áreas de Vivência A área de vivência é o local onde o funcionário fica quando ele não está trabalhando.
Então tem os banheiros, área de lazer, alojamento, lavanderia, refeitório. Não pode ser em subsolo pela ventilação, pode ser em um ambiente da obra, como por exemplo em um prédio do andar térreo, ou de madeira do lado da obra. 18.5 Demolição Em algumas obras precisamos de demolição.
O que fala essa norma serve para qualquer serviço:
o Funcionário deve ser habilitado, ele deve saber o que faz, ele deve ser treinado
(O PCMAT vai ter um programa de treinamento)
Para a demolição:
É necessário isolar a área sinalizando. Um funcionário que não vai fazer esse serviço não pode estar no local que está sendo executado o trabalho. Tomar cuidado durante a demolição. 18.6 Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas Principal risco em escavações:
Soterramento.
É necessário o uso de travamentos para que a escavação não desmorone, o material