Nr 17 resumo
Essa norma visa a estabelecer um padrão que permite a adaptação de trabalho às características psicofiliológicas dos trabalhadores, os proporcionando mais conforto, segurança e desempenho eficiente.
Inclui aspectos como levantamento, transporte e descargas de materiais.
Para isso o empregador tem que avaliar as condições de trabalho com análise ergonômica do trabalho, devendo dar maiores condições de trabalho.
Não deverá fazer ser obrigado a fazer transportes manuais pessoas com: Problemas de saúde; Com idades inferiores a dezoito anos; Mulheres; Pessoas com peso que seja suscetível de comprometer sua segurança ou saúde; Para trabalhos manuais sentados ou trabalho com os pés, o mobiliário deve ser adequado para que tenha uma boa postura, visualização e operação.
Em trabalhos que são realizados em pé tem que ter assentos em que todos possam usufruir.
Todos os equipamentos que tem no trabalho devem ser adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e ao trabalho que será executado.
As condições ambientais devem estar adequadas às características psicofisiológicas do trabalhador, o trazer maior conforto e dar uma boa iluminação.
A organização do trabalho, deve levar em consideração mínima:
As normas de produção; O modo operatório; A exigência de tempo;
A determinação do conteúdo de tempo; O ritmo de trabalho; Conteúdo das tarefas.
Nas atividades que exijam leitura ou datilográfia deve:
Ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, evitando muita movimentação com o pescoço e a fadiga visual.
Ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível.
Os equipamentos eletrônicos de dados com terminais de vídeo devem:
Ter iluminação ambiente para não dar reflexo no aparelho;
O teclado deve ser independente e ter mobilidade;
Ser colocados em altura ajustável.
TRABALHO DOS OPERADORES DE CHECKOUT