nr 15
4140
Nome: Célio Assis RM 5626
Nome: Luiz Carlos RM 5590
Nome: Guilherme Duarte RM 5618
Nome: Marcio Medrado RM 5623
Nome: Emerson Alves RM 5594
INTRODUÇÃO
Estudo visa comparar a influência da taxa de resfriamento na decomposição da austenita em quatro tipos de tratamento térmicos diferentes. Tempera; normalização, recozimento e esferoidização.
Vamos mostrar o trabalho de elaboração das amostras desde à preparação do corpo de prova até analise final.
Resultados, fotos, microestutruras ,ensaios e composição química da amostra.
PREPARAÇÃO DA AMOSTRA
Três amostras do aço SAE 4140 foram colocadas na mufla , à temperatura de 900°C por cerca de 02:00 hs. Após esse período, foi retirado uma amostra e resfriado na água(temperada), a segunda amostra foi retirada da mufla e resfriou ao ar(normalizada)e a terceira resfriou dentro da mufla (recozida).
A quarta amostra foi aquecida à temperatura abaixo de Ae1 ou Ae3 e em seguida resfriada lentamente dentro do forno (esferoidizada).
Em seguida, cortamos a amostras e embutimos à frio com resina acrílica. Lixamos com lixas 320, 400, 600 e demos polimento com alumina após eliminarmos os riscos da amostra, realizamos o ataque com Nital e analisamos as peças no microscópio óptico. Realizamos:
Ensaio de dureza, anotamos todos os valores mostrados, tiramos fotos das amostras, a seguir mostramos como foi realizado todo esse processo no aço SAE 4140.
O QUE UTILIZAMOS?
AÇO SAE 4041
MUFLA
RESINA CRÍLICA
DURÔMETRO
MICROSCÓPIO ÓPTICO
MAQUINA FOTOGRAFICA
NITAL
MAQUINA DE POLIMENTO
Mufla Durômetro
Resina Acrílica Microscópio óptico
Máquina de polimento Nital
Amostras finalizadas
Ensaios de durezas HR
Durezas
Teste n° 1
Teste n° 2
Teste n° 3
Esferoidizado
61,2 HR