nr 14
O que é?
Esta norma trata de fornos industriais de gênero não alimentício, que sejam sólidos, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela NR 15.
Forno é um aparelho no qual, por meio de calor, se produzem transformações físicas e químicas num determinado material.
Excluindo-se os fornos elétricos, que o calor é gerado por através da eletricidade, nos demais fornos o calor, necessário para as transformações, é fornecido pela reação oxidante do oxigênio do ar, com o carbono, com o hidrogênio e com a pequena quantidade de enxofre do óleo combustível.
Onde se aplica?
Em indústrias de petróleo e petroquímica, indústrias de cerâmicas, de aço,
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkEsta norma trata de fornos industriais de gênero não alimentício, que sejam sólidos, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela NR 15.
Forno é um aparelho no qual, por meio de calor, se produzem transformações físicas e químicas num determinado material.
Excluindo-se os fornos elétricos, que o calor é gerado por através da eletricidade, nos demais fornos o calor é necessário para as transformações, é fornecido pela reação oxidante do oxigênio do ar, com o carbono, com o hidrogênio e com a pequena quantidade de enxofre do óleo combustível.
As 4 principais partes dos fornos à combustão são:
1. Aparelhos de combustão – conjunto de maçaricos;
2. Câmara de combustão, que se pode chamar de laboratório, pois é o ambiente onde se processam as reações químicas e físicas;
3. Aparelhos de expulsão dos produtos de combustão através do canal de tiragem – exaustor e chaminé;
4. Acessórios para controle do forno, que varia conforme o tipo de material que será queimado.
Existem diversos tipos de fornos, entre eles:
Pela forma de aquecimento:
• Elétricos
• De combustão:
• Com