NR 11
Movimentação de matéria-prima refere-se há variedades de maquinas e equipamentos, pontes rolantes, empilhadeira, rebocadores elétricos, paleteiras elétricas sejam de pequeno a grande porte, o mais comum é a empilhadeiras de motor e combustão ou elétricas. Esses tipos de veículos são causadores de uma série de riscos ligados a acidentes por colisão que atingem diretamente as pessoas ou indiretamente, quando batem contra estrutura ou empilhadeiras, fazendo com que caiam objetos sobre as pessoas.
A maior preocupação quando se trata de veículos industriais é gerenciar a prevenção de acidentes com estes equipamentos, devem ser planejados e mantidos de forma integrado com o sistema de gestão de pessoas.
Devemos ter em mente que a prevenção desses acidentes deve ser mais que a preocupação do veículo em si, e não deixar para se preocupar só quando ocorres uma vitima fatal.
Deve-se fazer um gerenciamento em que se baseia no constante treinamento e supervisão dos operadores, através da implementação de um plano de manutenção preventiva e deve ser cumprido de forma rigorosa, com layout nos lugares onde os mesmos serão utilizados. Também há o problema de se erros operacionais por falta de conhecimentos operacionais insuficientes ou por falta de treinamento, é necessário que o operador seja habilitado para dirigir o equipamento.