NR-10
Até início do século XX, a eletricidade não era presente na vida das pessoas, pelo menos não na maioria delas, pois aindam estavam na fase de descobertas, invenções e desenvolvimento das mesmas. A cultura popular da época frequentemente a retratava como uma força misteriosa, mágica, capaz de cercear a vida, ressuscitar os mortos e em outras situações violar as leis da natureza. Mas, deste o ínicio da eletricidade medidas de proteção eram tomadas como por exemplo, encapar os fio com algodão, proteger as tomadas da chuva e etc.
A necessidade de uma ação.
A NR-10 foi criada em 1978, juntamente com mais 27 NR’s. Tendo em vista o grande número de acidentes que continuavam a ocorrer depois de sua publicação, principalmente após a privatização do setor elétrico no país - quando as empresas passaram a terceirizar muitos serviços, contratando trabalhadores que nem sempre possuiam qualificação ou o treinamento adequado. Sem falar das novas tecnologias, materiais e processos que foram surgindo com o passar do tempo, em 2004 sofreu uma revisão significativa, onde foram implementadas diversas medidas de controle visando a segurança das pessoas e das instalações elétricas.
A NR10 definiu que só podem exercer atividades com eletricidade os trabalhadores qualificados, ou capacitados e os profissionais habilitados, após um treinamento obrigatório e com anuência formal da empresa. 1
O anexo II na NR10 determina que são obrigatórios para todos os profissionais com trabalhos em eletricidade os seguintes treinamentos: Curso Básico - Segurança em instalações e serviços com eletricidade, com carga horária de 40 horas, para todos os trabalhadores;
Curso Complementar - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP e em suas proximidades, com carga horária de 40 horas, para os profissionais que exercem atividades no Sistema Elétrico de Potência ou em suas proximidades.
Todos os trabalhadores devem passar por um